quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Curso Preparatório de Atendimento aos Pacientes Vítimas de Trauma e PCR



FATEPA lança novo curso: Curso Preparatório de Atendimento aos Pacientes Vítimas de  Trauma e PCR
FATEPA lança novo curso: Curso Preparatório de Atendimento aos Pacientes Vítimas de  Trauma e PCR. O curso é direcionado a alunos e ex-alunos da FATEPA.

O objetivo do curso é capacitar alunos e ex-alunos da FATEPA às diversas situações apresentadas no dia-a-dia, onde é necessário um atendimento de âmbito pré-hospitalar e/ou hospitalar de emergência com vistas a preservar a vida do acidentado.

Serão abordados os seguintes conteúdos:

- princípios do ABCDE Trauma
- Imobilização padrão no pré e intra hospitalar
- princípios do ABC/CAB
- atendimento PCR = Manejos Básicos RCP(adulto, criança e gestante)
- Manobras de atendimento a vítimas de engasgo (adulto e criança)
- práticas de imobilizações: imobilização cervical
•    Imobilização com uso da prancha rígida
•    Uso da Tereza (ANACONDA)

As inscrições já estão abertas!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vamos pedalar?


Prefeitura anuncia empresa para aluguel de bicicletas

A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), anunciou nesta terça-feira, 4, às 11h, no Paço Municipal, a empresa vencedora do edital para o serviço de aluguel de bicicletas na Capital. Ao todo, cinco empresas apresentaram propostas de interesse para operação do serviço.
 
Os usuários do sistema de aluguel serão atendidos por, no mínimo, 250 bicicletas. O deslocamento dos ciclistas acontecerá a partir de 30 estações localizadas, numa primeira etapa, na região central, com possibilidades de implantação em outros pontos da cidade. Estão previstas, neste primeiro momento, estações no Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana, Usina do Gasômetro, Praça da Matriz, Câmara de Vereadores, UFRGS, entre outros. A distância entre as estações está projetada em cerca de 500 metros, no mínimo.
 
O aluguel de bicicletas na Capital funcionará semelhante aos sistemas utilizados em Paris, Londres e Rio de Janeiro.  “De seis a 12 bicicletas estarão disponíveis para uso em cada estação. Os interessados deverão realizar previamente seus credenciamentos no sistema, com um pagamento mensal para uso das bikes, que garantirá a liberação inicial de deslocamento em até 30 minutos. A gestão do sistema acontecerá de forma totalmente eletrônica”, afirma Antônio Vigna, Gerente de Projetos da EPTC.
 
 Ciclovias – Dentro do Plano Diretor Cicloviário já estão em funcionamento as seguintes ciclovias ou ciclofaixas: Restinga, 4,6km; Ipanema, 1,25km; Diário de Notícias, 2,1km; Icaraí, 1,7km. Estão em construção a Ciclovia da Av. Ipiranga, 9,4km, e a Edvaldo Pereira Paiva, 6,35km. Estão projetadas ciclovias para as seguintes obras da Copa do Mundo: Av. Tronco, 5,6km; Severo Dullius, 1,6km; Sertório, 12km, e Voluntários da Pátria, 3,5km.
 
Fonte: site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

domingo, 2 de setembro de 2012

Você sabe o que é Grafologia?


  

Você sabe o que é grafologia? Gostaria de aprender sobre o assunto?

Então venha para FATEPA!


 Preparamos mais um curso com a excelente profissional Joice Bandeira, Psicóloga e especializada nas áreas comportamentais, em especifico, na avaliação da personalidade através de sua escrita.
                        Será uma ótima oportunidade para agregarmos conhecimento, principalmente em uma área que está em crescente necessidade nas empresas.
                        Não perca mais esta chance de se qualificar para um mundo de oportunidades!!


Fique ligado, em breve mais informações...