sexta-feira, 25 de julho de 2014

Melhores Diálogos: entenda os 3 tipos de discursos

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Discursos: o Direto; o Indireto e o Indireto Livre.



1. Discurso Direto

O discurso direto é o mais conhecido. Com ele, o narrador interrompe a narrativa com as falas do personagem, permitindo que ele possa “conversar” diretamente com o leitor, isto é, o narrador entrega a palavra ao próprio personagem.

Sua estrutura é muito simples, as falas são introduzidas por um verbo declarativo, dois pontos e, na outra linha, travessão.

O interessante, neste discurso, é que o escritor permite que o personagem tome vida através de suas próprias palavras. Ou seja, através do discurso direto, podemos estabelecer um vínculo direto com o personagem de forma integral e literal.

Vamos a um exemplo de Discurso Direto:


Sentado à mesa do bar, Carlos levantou-se e foi até a mesa de Júlia, uma antiga colega de faculdade e, sem muita pretensão, perguntou:

- Júlia?! Não acredito que é você! Nossa, quanto tempo!



2. Discurso Indireto

Nesta forma de discurso, o narrador, ao invés de deixar o personagem expressar suas opiniões, toma a fala para si e a reproduz em suas próprias palavras, interferindo na ligação entre o personagem e o leitor.

Muitas vezes, o uso do discurso indireto pode ser utilizado para esconder a personalidade do personagem, pois, como é o narrador que expressa a fala do personagem, a integralidade e literalidade da fala se perde na “tradução” do narrador.

Vale lembrar que no Discurso Indireto, o tempo verbal será sempre no passado e na 3ª pessoa, diferente do discurso direto, onde a fala ocorre naquele exato momento.

Abaixo, deixo um exemplo de Discurso Indireto:


Sentado à mesa do bar, Carlos levantou-se e caminhou até a mesa de Júlia, uma antiga colega de faculdade. Chegando à mesa, como se não a conhecesse, perguntou se ela era a Júlia, aquela antiga amiga, e quando viu que estava certo, espantou-se, afirmando que há muito não se encontravam.



3. Discurso Indireto Livre

O Discurso Indireto Livre é o resultado de uma mistura dos dois discursos anteriores, ou seja, uma pitada de discurso direto e indireto para compor as falas dos personagens.

Essa técnica é uma excelente ferramenta para expressar o que os personagens estão imaginando. Quais são seus sonhos, desejos e ações que farão no decorrer da história, permitindo que o leitor entre, verdadeiramente, na cabeça do personagem, podendo se identificar com ele e, porque não, torcer para que ele se dê bem no final da história.

O uso do discurso indireto livre pode ser muito gratificante para a história. Pois, com ele, o personagem acaba recebendo um maior destaque – caso seja necessário. Porém, para que esse discurso seja utilizado, o narrador precisa ser onisciente, isto é, aquele sabe tudo sobre os personagens; seus medos, anseios e desejos. Portanto, vê que essa técnica é muito utilizada para o personagem principal, assim como para outros que necessitam de maior destaque, como, por exemplo, o vilão.

Vejamos um exemplo de Discurso Indireto Livre:


Carlos sempre imaginou que a faculdade havia sido a sua melhor fase, não só pelos amigos, mas pelas festas. Ah, as festas…

As noites em claro que passava conversando com uma, duas, três, ou até quatro calouras era o que mais sentia falta. De fato que muitas conversas eram superficiais; notas, aulas chatas, professores chatos e provas. Enfim, conversas descartáveis, mas que rendiam boas horas de diversão.

Porém, para Carlos, as melhores conversas eram aquelas que varriam a madrugada adentro, parando somente para o café da manhã. Conversas que ele só tinha com Júlia, uma aluna do 2º período, uma linda mulher: morena, alta, incrivelmente sensual e, a melhor parte, inteligente. Ah, que saudade tinha de Júlia e suas conversas. E, sentado, esperando João que havia saído para fumar, Carlos se lembrava dessas longas conversar, imaginando o que teria acontecido com Júlia desde o final da faculdade, e se arrependendo por não ter mantido contato com ela.

Com certa tristeza no olhar, Carlos chamou o garçom e pediu mais uma porção de batata frita, como João havia lhe pedido, antes de sair. Porém, ao virar-se para procurar João, que já estava fora há mais de 15 minutos, Carlos não pode acreditar no que via. Júlia, a aluna do 2º semestre, estava sentada a duas mesas de distância, sozinha e perfeitamente linda. Seus cabelos soltos seguiam o ritmo da brisa que soprava pela janela. E com os olhos fixados naquela visão, certificou-se que era a mesma Júlia e, sussurando, afirmou em voz baixa: É ela!

Como se algo o forçasse a levantar, criou coragem e sem pretensão alguma, dirigiu-se até sua mesa e perguntou:

- Júlia?! Não acredito que é você! Nossa, quanto tempo!


terça-feira, 22 de julho de 2014

Calista com técnicas em Podologia INSCRIÇÕES ABERTAS!


Turno: 4ª-feira – Manhã e Tarde

Duração: 250h - horas/aula

Investimento:

Taxa de Matrícula: R$ 40,00

R$ 1.560,00 (ou 6 x R$ 260,00)

Objetivo: Estimular o Profissional a buscar um diferencial especializado dentro do seu campo de trabalho e Orientar o aluno nas técnicas e podopatias dos pés.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Onicocriptose (unha encravada);

- Calos e calosidades;

- Limpeza de unhas fúngicas;

- Tratamento em pés diabéticos;

- Curativos com Fitoterápicos;

- Anatomia dos pés;

- Planilhas de Custos;

- Organização de Estoque.

Ministrante: Podóloga Jandira Lisboa (FEPLAM 239105)
Supervisão: Supervisora Gicélia Wilke (SE322/93)

Instituto Técnico de Educação Porto Alegre Ltda.

Rua General Vitorino 229 - Tel.3221 - 5040

Rua dos Andradas 1276/11º andar - Tel.: 3221 - 9431

CEP: 90020-171 - Centro - Porto Alegre - www.fatepa.net

Email: atendimento@fatepa.net




CURSO DE COLETA DE SANGUE E DE MATERIAL EM LABORATÓRIO CLÍNICO


 


Data:29 e 30 de agosto de 2014
Sexta das 19h às 22h
Sábado das 8h às 17h

Curso Teórico prático, com visitação conforme agendamento.
Duração: 20 h/a
Público-Alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde.
Investimento: R$ 220,00(alunos da escola FATEPA R$ 200,00)
Taxa de Matrícula: R$ 30,00
Objetivo: Atualizar profissionais e estudantes da área da saúde para instrução e prática de coleta de material para Laboratório Clínico.

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

-Composição do sangue
-Tubos de Coleta e Anticoagulantes
-Técnicas de Coleta
-Legislação
-Noções básicas de biossegurança
-Transporte de amostras
-Aspecto comportamental
-Prática

Ministrantes: Bruno Kilpp Goulart CRBio 5335003D
Enf.ª Magali de Fátima Ortiz (COREN 72610)
Supervisão: Supervisora Gicélia Wilke (SE322/93)

Rua General Vitorino 229 tel.32215040

CEP: 90020-171 Centro - Porto Alegre
www.fatepa.net




segunda-feira, 21 de julho de 2014

CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO CIVIL

INSCRIÇÕES ABERTAS!

11/08/14 2ª e 4ª e Sábado dia 16/08/14.

Carga Horária: 240h/a (Teórico/Prático)
Taxa de Matrícula: R$ 40,00

Investimento: R$ 1.450,00 a vista ou R$ 1.800,00 em até 10x no cartão ou 6x boleto bancário

Publico alvo: Pessoas que buscam a melhoria de sua qualificação profissional, profissionais da área da Segurança do Trabalho, e segurança profissional, Brigadista de Emergência, Bombeiros Voluntários, candidatos a vagas de Bombeiro Civil profissional.

Requisito para matrícula: Idade mínima 18 anos, ambos os sexos, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, escolaridade mínima: ensino Fundamental, 02 fotos 3x4.

Objetivo: Tem como objetivo formar profissionais para atendimento na prevenção e combate a incêndios, emergências em empresas, eventos, feiras etc. Conforme ABNT/NBR 14608/2006 e a Lei federal 11901/2009 (regulamentação da profissão).

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

-Legislação - Técnica do Material
-Primeiros Socorros - Salvamento em altura
-Produtos perigosos - Prevenção de incêndio

Instrutores: Bombeiros credenciados por Corpo de Bombeiros do RS com mais de

30 anos de experiência atuando como Bombeiro da brigada Militar
Coordenação: Tenente Paulo Cesar da Silva
Supervisão: Supervisora Gicélia Wilke (SE322/93)



sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fotos das Doações no LAR SANTO ANTONIO












Porto Alegre sedia 31ª Conferência Mundial de Educação Musical


Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) sediam, a partir do próximo domingo (20), a 31ª Conferência Mundial de Educação Musical, em Porto Alegre. O evento, que debate a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de Educação Básica, vai até a sexta-feira (25).

Segundo a organização, a conferência contará com a participação de músicos de diversos países. Ao todo, são 1074 participantes de 70 países e 33 grupos musicais de 15 nacionalidades diferentes. Além de músicos, professores, educadores e estudantes de música devem apresentar trabalhos científicos, participarem de workshops e simpósios.

Os temas abordados serão educação musical na infância, música e espiritualidade, música nas escolas e formação de professores, educação do músico profissional, pesquisa em educação musical, política em música: diretrizes culturais, educacionais e de mídia, educação especial, musicoterapia e música e medicina e atividade comunitária em música.

Entre os conferencistas, estão Carlinhos Brown, músico que criou em Salvador o projeto de inclusão social através da música chamado Candeal; a britânica Katherine Zeserson, cantora, música, escritora e diretora da Sage Gateshead, organização Britânica que atua na área de música em programas de formação e participação comunitária; e o médico e músico alemão Eckart Altenmüller.

A programação contará ainda com espetáculos de música gratuitos para a comunidade. Nos cinco dias de evento, mais de 30 grupos musicais vão se apresentar na PUCRS. A UFRGS receberá parte dos grupos nos dias 21 e 23 de julho a partir das 20h30, no Salão de Atos da universidade. Os espetáculos têm entrada franca.

O evento, que existe há 60 anos, ocorre de dois em dois anos e já percorreu mais de 30 países sob organização da International Society for Music Education (Isme). "Temos que reconhecer as múltiplas formas que a música molda nossas vidas e refletir sobre as contribuições únicas que a música traz à vida dos indivíduos e das comunidades", diz a australiana Margaret Barret, presidente da Isme.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Enem terá recorde de 8,7 milhões de candidatos aptos a fazer as provas


No total, 8.721.946 estudantes estão aptos a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. O número, anunciado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, nesta segunda-feira (6), é recorde na história do exame. O crescimento é de 21,6% em relação ao ano anterior.

O prazo de inscrição havia terminado com 9,5 milhões de candidatos, mas como os inscritos tinham mais dois dias para pagar a taxa de R$ 35, e muita gente não pagou, o número final ficou nestes 8,7 milhões. O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.

Do total de inscritos neste ano, 57,17% (4.986.864) comprovaram carência por isso não pagaram a taxa de R$ 35; 16,33% (1.424.906) são isentos porque estudam na rede pública e 26,48% (2.310.176) são pagantes. A maioria é composta por mulheres (58,11%), enquanto os homens representam 41,88% dos inscritos.

Além disso, 57,17% dos estudantes são isentos por carência comprovada.

O ministro Henrique Paim acredita que o maior número de oportunidades é o motivo para se ter superado a expectativa de inscritos. “Esse crescimento demonstra exatamente que há um despertar em torno da questão educacional. Se nós considerarmos que nós triplicamos as vagas em universidades federais nos últimos 10 anos, a implantação da lei de cotas, a manutenção das bolsas do Prouni, o FIES e o Sisutec, cada vez há mais participantes do Enem a partir das oportunidades criadas”, afirmou.

O ministro também disse que a proporção de jovens continua alta porque “a juventude tem mais esperança no Enem”. Segundo o MEC, 85% dos inscritos estão na faixa etária de 15 a 29 anos.

A região com maior número de inscritos no exame é a Sudeste, com 3.076.697, correspondendo a 35,27% do total. O crescimento lá também foi de 17% de 2013 para 2014. Em seguida vem a região Nordeste, com 32,99% e 2.877.673 estudantes aptos.

O ministro Henrique Paim afirmou também que o maior número de estudantes que vão fazer o exame pode mudar algum detalhe de logística da realização das provas. “É um impacto de logística que nós estamos trabalhando em torno dele. Já tivemos reuniões aqui no sábado (14) para inclusive já prever se há necessidade de ampliar o número de municípios, o número de pessoas que vão trabalhar no exame e o número de locais de prova. Tudo isso está sendo medido e nós vamos informar mais na frente essas alterações que serão feitas”, afirmou o ministro.

Foram 5.501.206 inscritos no exame que se declararam da cor negra, 57,91% do total. O ministro garante que esses estudantes já estarão dentro da Lei de Cotas. “Isso reflete na realidade a política que o governo federal vem implementando com a lei, que despertou nesses jovens negros por se inscrever e contar com essas vagas”, afirmou.

Realização das provas
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.

Combatendo a abstenção
Segundo o MEC, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao Enem mais uma vez.

De acordo com os dados levantados pelo governo, a maioria dos ausentes no exame são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição – como treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o terceiro ano e trabalham.

Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os ausentes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, calcula o MEC.

Sabatistas
Nesta edição, os alunos sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) poderão fazer a prova de 8 de novembro às 19h (horário de Brasília) desse dia, exceto nos estados do Acre, Amazonas, de Roraima e Rondônia. Nesses quatro estados, os candidatos sabatistas poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h de sua hora local, em função do horário de verão.

Correção da redação
Segundo o ministério, os atuais filtros de correção da redação do Enem serão mantidos e ampliados. De acordo com ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, também disse a jornalistas que cada prova será avaliada por dois corretores.