sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Biblioteca Nacional disponibiliza 10 milhões de páginas digitalizadas para consulta



A Biblioteca Nacional Digital já atingiu o número de mais de 740 mil itens digitalizados e disponíveis para consulta gratuita do público. Entre os arquivos, encontram-se decretos de 1808, livros famosos como Os Lusíadas de Camões, de 1572, entre outras raridades.


Segundo o Ministério da Cultura, o escaneamento dos arquivos acontece desde 2006 e contabiliza, ao todo, mais de 10 milhões de páginas digitalizadas (ou 740 mil itens).


Para acessar o conteúdo, basta acessar http://bndigital.bn.br/ e ir na busca superior. Atualmente, o site possui mais de 300 mil acessos por mês.


Entre os conteúdos de relevância histórica, destacam-se a Coleção Thereza Christina Maria, doada à biblioteca pelo próprio Imperador Dom Pedro II, que contém partituras, mapas, gravuras e fotos, a coleção é considerada Memória do Mundo pela Unesco. Também é possível visualizar as primeiras fotografias feitas na Amazônia Brasileira. 



Fonte: Sul21

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Brasileiro é o primeiro latino-americano a ganhar o “Nobel de Matemática”


Pela primeira vez na história, um latino americano conquistou a Medalha Fields, prêmio que é popularmente conhecido como o “Nobel da matemática“. O homenageado é o matemático brasileiro Artur Avila, de 35 anos, que recebeu a premiação esta semana, durante a abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul.

O brasileiro é tido como um dos matemáticos mais relevantes de sua geração e vem sido cotado para o prêmio desde 2010. Para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o prêmio é o mais importante já recebido por um pesquisador brasileiro, o que pode ajudar a colocar o país no mapa dos grandes centros de pesquisa do mundo.

A Medalha Fields é entregue a cada quatro anos para um mínimo de dois e um máximo de quatro pesquisadores. Cada vencedor conquista ainda 15 mil dólares canadenses (cerca de R$ 31 mil). Neste ano, além de Artur Avila, receberam o prêmio o canadense Manjul Bhargava, o austríacoMartin Hairer e a iraniana Maryam Mirzakhani (primeira mulher no mundo a receber o prêmio).

Artur Avila tem como linha de pesquisa os sistemas dinâmicos, estudos que têm como objetivo prever alterações em um sistema, como o surgimento de novas espécies animais e o desenvolvimento de epidemias. O pesquisador, que coleciona medalhas desde os 13 anos, quando conquistou o terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática de 1992, trabalha no IMPA como pesquisador e é também o diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, em Paris.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Biblioteca propõe encontro às cegas com livros


Campanha empresta exemplares embrulhados em papel pardo para que usuários não reconheçam título que estão levando para casa

Durante o mês de agosto, a Biblioteca Erico Veríssimo, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), realiza a campanha “Não julgue um livro pela capa”, que tem o objetivo de proporcionar aos visitantes um encontro às cegas com algumas obras literárias.

O espaço funciona às segundas-feiras, das 14h às 18h; de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 14h às 18h. A entrada é Catraca Livre

A iniciativa empresta alguns exemplares da biblioteca embrulhados com papel pardo para que o usuário não reconheça a obra.

As embalagens contêm apenas palavras-chaves com pistas sobre o enredo, gênero e outras características do livro.
O QUE
Campanha "Não julgue um livro pela capa"
QUANTO
Catraca Livre
ONDE
Casa de Cultura Mario Quintana
http://www.ccmq.com.br/
Rua dos Andradas, 736
Centro Histórico - Centro Porto Alegre.